SOBRE OS ROBÔS

Automação de processos com robôs: o que é e como funciona?

Uma tecnologia que facilita o desenvolvimento e a gestão de robôs computacionais. Assim como as pessoas, robôs de software podem realizar atividades como: compreender informações de uma tela, completar com as teclas corretas, navegar pelos sistemas, identificar e extrair os dados necessários, entre outras.

No entanto, os robôs de software possuem a habilidade de executar tudo isso com muito mais rapidez e consistência do que seres humanos, que têm a necessidade de levantar, esticar o corpo, ir ao banheiro, ou, até mesmo, fazer uma pausa para o café.

Veja a eficiência de um dos nossos robôs operando!

Tenha um robô em sua equipe

Quais os benefícios de se utilizar robôs em seus processos?

A automação de processos através de robôs simplifica os fluxos de trabalho, o que torna as organizações mais lucrativas, flexíveis e responsivas.

Além disso, aumenta a satisfação, o envolvimento e a produtividade dos funcionários, removendo tarefas rotineiras e maçantes de suas rotinas de trabalho.

Os robôs não são invasivos e podem ser implantados rapidamente para acelerar a transformação digital de um negócio.

São ideais para automatizar fluxos de trabalho que envolvem sistemas legados sem APIs, infraestruturas de desktops virtuais (VDIs) ou acesso ao banco de dados.

Reduz custos de processamento em até 80%

Otimiza tarefas, trabalhando 20x mais rápido que um humano

Controla e previne erros e falhas do processo

Aumento
de produtividade

Robôs são transformação e evolução!

Robôs de software executam operações repetitivas e que não agregam ou pouco agregam valor. Exemplos disso são: fazer login em aplicativos e sistemas, mover arquivos e pastas, extrair, copiar e inserir dados, preencher formulários, concluir análises e relatórios de rotina, etc. Robôs avançados podem até mesmo executar processos cognitivos como interpretação de texto, engajamento em chats e conversas, compreensão de dados não estruturados e aplicação de modelos avançados de aprendizado de máquina para tomar decisões complexas.

Ao contar com robôs para realizar tarefas repetitivas e de alto volume, os colaboradores acabam tendo muito mais tempo para focar em atividades que gostam e sabem fazer melhor, abrindo, assim, a mente para trabalhar, inovar e colaborar da melhor forma possível. Consequentemente, as empresas aumentam sua produtividade, eficiência e resiliência.

Para que automatização aconteça, o processo precisa seguir três requisitos fundamentais:

Virtual

A atividade deve acontecer em um meio virtual, ou seja, em um computador para que o robô consiga executar.

Definível

É necessário definir o passo a passo de execução para ensinar ao robô.

Regras

O processo nem sempre precisa ser da mesma forma, mas preciso descrever as regras de funcionamento.

Garantindo os processos em que os robôs melhor irão atuar

Definimos os processos que melhor serão automatizados através de duas análises de viabilidade:

Operacional

Avaliamos a possibilidade de ensinar um robô a executar as atividades. Para isso, é levantado o processo inicial e verificado quais requisitos são necessários para tal.

Financeiro

Verificamos qual o retorno que a empresa terá ao investir nos robôs. Para isso, é fundamental conhecer o custo atual do processo em questão.

Jornada de desenvolvimento de um robô

Descobrir

Desenvolver

Homologar

Executar

Gerenciar